O conceito de Traffic Calm ou Moderação de Tráfego é a base do projeto, que prevê um conjunto de ações para reduzir os impactos negativos dos veículos sobre o trânsito, entre eles, a reconfiguração geométrica do traçado viário para redução de velocidade. Isso é feito por meio do alargamento de calçadas e estreitamento do leito carroçável; construção de chicanes, rotatórias e ilhas para travessia de pedestres; alterações de sentido de circulação; e sinalização viária.
O Bairro Protegido já foi implantado nos Bolsões 5 e 6 e as próximas intervenções serão nos Bolsões 1, 2, 3 e 4.
Entre os benefícios estão:
– Diminuição do tráfego;
– Mais segurança;
– Menos prostituição.
Os espaços do projeto foram transformados em áreas verdes com o plantio de grama e arbustos. Também foram instalados aparelhos para ginástica. A SACJ vai custear o paisagismo e a manutenção desses espaços.
A SACJ implantou o projeto nas seguintes vias: Lopes de Azevedo, Votuverava, Manuel de Gois, Circular do Bosque, Santa Judite, Caburi/Araripina, Atabasca, São Valério, Profa. Carmem Scigliano, Pe. José Griecco e Lineu de Paula Machado, mas está pronta para atender a demanda de moradores de outras ruas.
A Sociedade Amigos da Cidade Jardim (SACJ) integra o Conseg Morumbi como Núcleo de Ação Local Cidade Jardim, faz parte do Conselho Gestor do Parque Alfredo Volpi, do Conselho Deliberativo do Movimento Defenda São Paulo (MDSP) e atua no movimento Aviões do Morumbi, que luta para tirar o bairro da atual rota de aviões, entre outras ações pontuais.